SDR (Software Defined Radio) com módulo para DVB-T e software SDRSharp

O que é SDR
Quando pensamos em um equipamento de rádio para recepção de radiofrequencia sempre pensamos em um dispositivo de hardware. Nos últimos anos surgiu uma nova classe desses equipamentos em que grande parte das funções são executadas por software que executa em computadores [1][2][3]. algumas opções para SDR envolvem montar a etapa de recepção e sintonia, sendo que a etapa de processamento de sinais e geração de áudio fica a cargo do software.
Recentemente houve uma explosão do assunto na internet quando Antti Palosaari descobriu que receptores para DVB-T (Sistema para Recepção de TV digital usado na Europa e parte da Ásia) são na verdade SDR´s com faixa de operação em torno de 50 a 1700MhZ, tudo isso pelo preço aproximado de 20 dólares. Isso despertou o interesse do grupo OsmoSDR team que desenvolveu um software para interagir com esses dongles.
Dessa forma ficou muito mais fácil, rápido e barato configurar e usar um sistema para recepção baseado em SDR. Vale acrescentar que já existem estudos para desenvolver SDR´s que também atuam como transmissores, o que não é objetivo desse material.

Requisitos e materiais desse tutorial

  • Computador PC com sistema operacional Windows XP ou superior
  • Receptor DVB-T

Passo 1
Selecionar e adquirir o receptor. No momento de adquirir o receptor é importante escolher um modelo que seja suportado pelo software e driver. A principio para efeito de compatbilidade o receptor deve ser baseado no chip Realtek RTL2832U e ai ficam as opções de chip de sintonia. Pelas especificações o chip E4000 é o mais poular e o que oferece a maior largura de faixa (52 a 2200 MHz). Na página do grupo OsmoSDR existe uma lista de produtos e especificações que pode orientar sua escolha.

Aquisição do módulo receptor
Entre as várias opções disponíveis adotei os critérios de preço, compatibilidade e o sintonizador de maior faixa para selecionar o receptor a ser adquirido. O escolhido foi o Terratec Cinergy Tstick+. A compra foi feita no DealExtreme .

Software
Das aplicações pesquisadas a que tem recebido bastante atenção da comunidade foi o SDRSharp e portanto foi o escolhido.  Instalei a versão SDR# Stable (Revision 1000, Stable)  e o instalador de driver Zadig. Para detalhes veja a página de download.

Instalação do software para Windows

Confira o roteiro detalhado para  instalação no Windows e Linux.

Basicamente basta seguir os seguintes passos:

  1. Conecte o receptor na porta USB. quando for solicitada a instalação do driver não instale nenhum driver.
  2. Execute o Zadig. entre as opções de dispositivos selecione: “Bulk-In, Interface (Interface 0)” 
  3. Na seleção  escolha o “Winsub” e clicar no botão Install ou Replace Driver
  4. Para instalar o SDRSharp basta descompatar o conteudo do arquivo .zip, e executar o arquivo install.bat, será criada uma pasta que contém o arquivo SDRSharp.exe.
  5. Execute o  SDRSharp.exe, clicar no botão play tendo selecionado RTL -SDR /USB. Feito isso basta selecionar a frequencia. Sugiro começar sintonizando as emissoras de FM. sdrsharp

Veja o vídeo com áudio de alguns canais sintonizados:

Anúncios
Esse post foi publicado em sdr, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para SDR (Software Defined Radio) com módulo para DVB-T e software SDRSharp

  1. Nando disse:

    fiz todo esse processo mais não funcionou 😦

    • robolog disse:

      Se puder passar com detalhes o que aconteceu na sua instalação quem sabe possa ajudar na solução

  2. EverPi disse:

    Aqui eu uso um com chip R820T, a vantagem no caso é que ele vai a frequências mais baixas, 24MHz a 1766MHz, e o programa que tenho usado no linux é o Gqrx que apesar de simples tem um ótimo desempenho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s